INSS decide retomar exigência da prova de vida em 2025

Beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para manter os pagamentos. Entenda o processo e as mudanças nas regras.

O INSS retomará a exigência da prova de vida a partir de janeiro de 2025 para a manutenção dos benefícios. Atualmente, o pagamento não é bloqueado por falta de comprovação, mas com a volta da regra, os beneficiários devem cumprir os prazos para evitar suspensões.

A prova de vida é realizada anualmente e pode ser feita de forma automática por meio de interações com serviços públicos e privados que utilizem reconhecimento biométrico, como o acesso ao Meu INSS e operações bancárias. Documentos como RG, CNH e passaporte, além de recadastramento no CadÚnico e vacinação, também podem ser utilizados.

A principal novidade é o prazo de 10 meses para comprovação, contado a partir da última atualização cadastral, substituindo a regra anterior baseada na data de aniversário do segurado.

Caso não haja validação automática, o beneficiário deverá realizar a comprovação presencialmente em agências do INSS, instituições parceiras ou por perícia médica (presencial ou remota). Para verificar a situação da prova de vida, é possível acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central 135.

Como podemos te ajudar?

Converse hoje mesmo com a Contabilidade Luna e veja a diferença em seus serviços contábeis.